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Em outubro de 2016, publicamos um texto para apresentar um trabalho de pesquisa que teve por objetivo avaliar o efeito do uso de pavimentos permeáveis para redução dos problemas de inundações urbanas.
Conforme exposto:
O objetivo da pesquisa é avaliar a eficiência do uso de pavimentos permeáveis em estacionamentos. Para isso, foram desenvolvidas duas linhas de investigação, uma para avaliar o funcionamento de uma vaga de estacionamento construída com um pavimento permeável em escala real, com monitoramento sistemático, e outra para analisar o comportamento do sistema aplicado a um grande estacionamento, com uso de modelagem matemática. Nas duas linhas, o sistema com pavimento permeável é comparado com um sistema tradicional.
No texto, apresentamos a etapa da pesquisa realizada com apoio de modelagem matemática, conduzida pelo pesquisador e graduando em Engenharia Civil pela POLI/UFRJ, Laurent Feu. Foram obtidos excelentes resultados, com redução de 30% no pico da vazão gerada e 65% no volume de água excedente, quando comparado o uso de sistema de drenagem com pavimento permeável versus o sistema tradicional, com uso de valetas.
Em paralelo ao estudo de modelagem matemática dos sistemas de drenagem, duas vagas de estacionamento, construídas com o apoio da Lafarge Brasil, vem sendo monitoradas desde o primeiro semestre de 2015. Uma das vagas foi instalada com revestimento em concreto convencional, enquanto a outra recebeu um sistema de drenagem com pavimento permeável produzido pela Lafarge.
O sistema foi projetado pela AquaFluxus, com apoio do engenheiro Dearley Brito Liberato, na época, pesquisador do Laboratório de Hidráulica Computacional, chefiado pelo professor Marcelo Gomes Miguez, composto pelo pavimento permeável mais um camada de 30 centímetros de brita, assentada sobre argamassa, de forma a impermeabilizar o reservatório formado abaixo do piso. As água percoladas através da camada de brita são direcionadas para o reservatório por uma tubulação. De forma similar, as águas precipitadas sobre a vaga convencional são direcionadas diretamente para o reservatório por uma tubulação.
Cada reservatório enterrado é dotado de sensores de nível d’água. As informações de variação do nível d’água são registradas em um datalogger, juntamente com dados de precipitação, medidos em um pluviômetro instalado no mesmo local. O intervalo de medição é de 6 minutos, possibilitando uma excelente análise do funcionamento da drenagem.
Os primeiros resultados mostram que há um grande amortecimento na vazão de drenagem pluvial, quando há utilização do sistema de pavimento permeável, apresentando valores de até 90% de redução no pico.
Abaixo são reproduzidos alguns gráficos com resultados parciais da pesquisa, coletado durante o mês de novembro de 2015.
A análise dos dados mostra que ainda uma redução significativa no volume de água de chuva excedente gerado no sistema com pavimento permeável, mesmo sem haver infiltração no solo. Tal redução pode ser explicada pelo acúmulo de água na camada de brita abaixo do pavimento permeável, a qual não escoa para o reservatório. Conforme houver uma maior intensidade e volume de chuva, essa redução tenderá a ser menor.
Assim que terminar esse período de chuvas, pretendemos avaliar todo o período de monitoramento, o que possibilitará entender melhor o potencial de impacto da adoção de pavimentos permeáveis em estacionamentos para mitigar problemas de inundações nas cidades.
Esperamos poder publicar os resultados oficiais logo.
Abraços