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Já escrevemos alguns textos aqui sobre soluções tecnológicas para redução dos impactos da urbanização no sistema de drenagem, Uma dessas soluções, o uso de pavimentos pemreáveis, é objeto de pesquisa de uma parceria da AquaFluxus com o Laboratório de Hidráulica Computacional – LHC/COPPE/UFRJ. O objetivo da pesquisa é avaliar a eficiência do uso de pavimentos permeáveis em estacionamentos. Para isso, foram desenvolvidas duas linhas de investigação, uma para avaliar o funcionamento de uma vaga de estacionamento construída com um pavimento permeável em escala real, com monitoramento sistemático, e outra para analisar o comportamento do sistema aplicado a um grande estacionamento, com uso de modelagem matemática. Nas duas linhas, o sistema com pavimento permeável é comparado com um sistema tradicional.

No âmbito de um projeto de pesquisa para a Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural da UFRJ, a aplicação do modelo matemático para avaliação do comportamento do sistema de drenagem com uso do pavimento permeável foi realizada pelo graduando em Engenharia Civil da POLI/UFRJLaurent Feu Grancer Silva Oliveira.

imagem2Utilizando a ferramenta de modelagem matemática MODCEL, foi realizada uma simulação hidrológico-hidrodinâmica, considerando a implantação de pavimentos permeáveis em metade da área de estacionamento localizada em frente a um dos novos prédios de expansão da COPPE, na Cidade Universitária. Na outra metade, foi considerada a implantação de um sistema tradicional, com canaletas de drenagem.

Os resultados analisados foram as vazões e volumes de água no final de cada sistema, possibilitando observar o amortecimento nas vazões de pico no sistema com pavimentos permeáveis de 30%, quando comparado com sistema tradicional. Além desse significativo resultado, o uso de pavimentos permeáveis, nesse caso, onde o terreno apresenta razoável permeabilidade, a redução no volume de água gerado pelo sistema com pavimentos permeáveis chegou a 65%. Tais resultados mostram o potencial que essa solução apresenta para reduzir os impactos da urbanização, relacionados com o aumento da impermeabilização do solo e, consequentemente, aumento das vazões e volumes de escoamento superficial, o que pode sobrecarregar os sistemas de drenagem, gerando ou intensificando problemas com inundações.

Reproduzo aqui o poster de apresentação que foi apresentado na Jornada por nosso amigo Laurent.

poster_laurent_jic_2016

Agradeço muito ao amigo Laurent, pela parceria e disposição em desenvolver esse trabalho, assim como à Lafarge do Brasil, que cooperou com a presente pesquisa.

Valeu!

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