em Qualidade da Água, Recursos Hídricos

Quando enchemos um copo de água na torneira de nossas casas, e essas recebem água do sistema de abastecimento público, essa água tem forte gosto de cloro. Esse gosto geralmente é tão forte que torna o beber dessa água algo desagradável. Para entender porque a água do abastecimento público tem tanto cloro, vale a pena revisar como é tratada a água que chega na nossa casa.

No post sobre a ETA Guandu  foi citado que na ETA do Guandu são consumidos, diariamente, cerca de 140 toneladas de Sulfato de Alumínio, 20 toneladas de Cloreto férrico, 15 toneladas de Cloro, 25 toneladas de Cal virgem e 10 toneladas de Ácido fluossilícico, no processo de tratamento da água.

O cloro, especificamente, tem a função de desinfetar a água, eliminando qualquer micro-organismo vivo que esteja presente na mesma. Existe uma quantidade certa a ser colocada para desinfetar um dado volume de água, de maneira que a água sai da estação de tratamento completamente desinfetada.

ETA Guandu

Durante o trajeto entre a estação de tratamento e a entrada de seu prédio/casa, a água não sofre nenhuma contaminação pelo simples fato de que dentro da rede de abastecimento a água esta pressurizada. Caso exista um buraco na rede, nenhum tipo de contaminação entra na rede, a água, que está sob pressão, é que sai do buraco. Assim, os únicos lugares que á água pode ser contaminada é em seu conjunto de cisterna/caixa d’água; para evitar essa contaminação é colocado na água uma quantidade extra de cloro, por isso a água tem gosto de cloro na sua torneira.

 

O gosto de cloro, apesar de incomodar, é uma garantia de que a água chega em sua torneira sem contaminação e potável, além disso a água da torneira é a água mais barata do mundo.

 

 

 

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

Contato

Entre em contato conosco.