Imagem de capa: Russ McElroy por Pixabay
O homem constrói barragens (açudes, represas, etc) há séculos e por diversos motivos, mas em geral elas servem para 3 principais propósitos:
- Contenção de Cheias
Para controlar a água de grandes chuvas existem algumas barragens destinadas a proteger os territórios a jusante delas. O interessante dessa barragem é que ela deve estar sempre que possível vazia, para poder segurar a água das cheias, evitando inundações a jusante.
Um exemplo é a barragem do rio Sarapuí, que nasce na cidade do Rio de Janeiro e corre ao longo de vários municípios da baixada Fluminense.
- Produção de Energia
São as barragens mais famosas. Servem para guardar água e/ou elevar o nível do rio com finalidade de produzir energia elétrica a partir da energia da água.
A energia hidroelétrica é a fonte de energia renovável de maior importância no Brasil. Já falamos sobre energia hidroelétrica no post “Pode ser a gota d’água…”.
- Abastecimento e Irrigação
As cidades têm uma grande demanda por água, por isso, geralmente existem enormes barragens de armazenamento para abastecê-las. Regiões rurais também demandam água para a irrigação e dessedentação de animais, portanto são construídas barragens para esses fins (ou em casos menores, açudes).