em Meio Ambiente, Qualidade da Água, Saneamento

Imagem de capa: foto de Bonnie Henderson por Pixabay


Essa maneira de se refrescar te assusta?

Praia de Ipanema. Foto de Fernando Maia/Agência O Globo.

Vem chegando o verão… Praia, sol, mar e gente bonita, mas cuidado nem tudo é uma maravilha.  Depois de um feriado, em que São Pedro cooperou e proporcionou aos cariocas alguns dias de sol com praias cheias, ficou nítido como estamos despreparados para o verão que se inicia.

No último domingo, um dos maiores points da orla, a praia do Leblon na altura do posto 12, estava repleto de cariocas e de turistas, o que não é nenhuma novidade. Mas o que impressionava era a praia estar lotada mesmo com a água do mar estando horrorosa. Sem precisar consultar um laboratório de química era possível perceber que ela não se encontrava adequada para o banho, pois estava com coloração e turbidez bastante duvidosa e, principalmente, porque havia muito lixo flutuante.

Praia do Leblon. Foto de Custódio Coimbra/Agência O Globo.

A situação lamentável é oriunda da poluição que chega à praia através do canal da Av. Visconde de Albuquerque, mais conhecido como o Canal do Leblon. Este é responsável pela drenagem de parte dos bairros da Gávea, da Rocinha e do Leblon, onde, infelizmente, atrelado ao sistema pluvial estão as ligações clandestinas de esgoto e os lançamentos irregulares de lixo.

Somado a isso, a precária fiscalização deixa a situação mais alarmante. Notícias recentes contam que moradias foram construídas sem ligação adequada com o sistema de esgotamento sanitário, o que, provavelmente, está piorando  a qualidade da água no Canal do Leblon.

Esses são os principais motivos pelos quais as praias de São Conrado, Leblon, Ipanema, Urca e da Bica encontram-se impróprias para o banho praticamente o ano inteiro.

Praia de São Conrado. Foto de Marcia Foletto/Agência O Globo.

Em algumas praias, os frequentadores trocam o banho de mar por um banho nos famosos chuveirinhos. Mas como já apresentado no Blog – Cidade das Águas, através do post “Chuveirinho na praia – frescor ou dor de cabeça?”, essa pode não ser uma boa opção.

 

Foto de Daniella Clark/G1.

O intuito desse post não foi de reprimir uma das atividades mais tradicionais do verão carioca, curtir praias no verão, mas de despertar a discussão quanto aos perigos que podemos nos deparar em um simples momento de lazer. Lembrem-se, praia lotada pode não ser sinônimo de água com boa qualidade.

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

Contato

Entre em contato conosco.