Está em andamento um projeto de Recuperação Ambiental da Lagoa Rodrigo de Freitas, fruto de uma parceria entre o grupo EBX, o Governo do Estado e a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.
O principal objetivo do projeto é a despoluição da Lagoa, revertendo o processo de degradação ambiental em que se apresenta hoje. Porém, diversas outras ações são previstas dentro do projeto, abrangendo também a bacia hidrográfica que contribui para a Lagoa.
Uma das ações mais importantes previstas no projeto é a implantação de um sistema de tubulações ligando a Lagoa com o mar, através do canal de Jardim de Alah, proposto em um estudo da Fundação COPPETEC, elaborado no Laboratório da Área de Engenharia Costeira e Oceanográfica.
O esquema a seguir apresenta a concepção desta obra.
Essa intervenção tem como finalidade melhorar a troca de águas entre a Lagoa e o Mar, buscando eliminar quatro problemas:
– má qualidade de água em função do excessivo estoque de nutrientes;
– alagamentos marginais em épocas de fortes chuvas; contínuo processo de assoreamento do Canal do Jardim de Alah;
– perda das características estuarinas em função da estagnação e uniformização de suas águas, acarretando na redução da biodiversidade e má qualidade ambiental.
A imagem a seguir, retirada do relatório final de estudos disponível no sítio da Lagoa Limpa, apresenta o processo de renovação da Lagoa, ao longo do tempo, depois de implantados os dutos afogados. A de cor mostra a taxa de renovação das águas da Lagoa em cada instante, chegando a apresentar uma renovação média de 90% em suas águas.
Além disso, a intervenção garantiria a continuidade das praias do Leblon e de Ipanema. Isso faria com que acabasse a necessidade de dragagens contínuas na saída do canal do Jardim de Alah, eliminando da paisagem o “trator” que fica estacionado ao lado do canal e a imagem de uma língua negra separando as praias de Ipanema e do Leblon.
Uma outra importante consequência dessa obra é o rebaixamento do nível d’água médio no interior da Lagoa Rodrigo de Freitas. Isso faz com que todo o sistema de drenagem que chega à Lagoa funcione de maneira mais eficiente, reduzindo bastante os problemas de enchentes recorrentes. Mas isso será assunto de nosso próximo post, aguardem…
Olá, gostaria de saber de quem é a autoria da foto de abertura da página.
Obrigada!
Roberta Abreu