Essa semana teve início a Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural, a qual, de acordo com apresentação em sua página eletrônica, “tem como objetivo proporcionar um espaço para exposição e discussão dos trabalhos de iniciação científica, artística e cultural estabelecendo, desta forma, um produtivo intercâmbio entre alunos de graduação, pós-graduação, docentes e pesquisadores envolvidos em atividades de pesquisa na UFRJ“.
Anualmente, pesquisadores do Laboratório de Hidráulica Computacional (LHC) da COPPE/UFRJ apresentam trabalhos no campo da hidrologia urbana, principalmente com pesquisas que tratam do tema “inundações urbanas”, orientados pelo Professor Marcelo G. Miguez.
Um dos trabalhos desse ano, intitulado “Descrição E Monitoramento Da Bacia Hidrográfica De La Riereta, Na Municipalidade De Sant Boi De Llobregat, Espanha”, tem como foco a plicação e calibração na bacia citada do ModCel, Modelo de Células de Escoamento para cálculo de cheias em planícies de inundação,uma ferramenta de modelagem hidrodinâmica de corpos hídricos desenvolvida no Laboratório de Hidráulica Computacional da COPPE/UFRJ e que serve se subsidio para vários projetos desenvolvidos pela AquaFluxus. O Trabalho foi desenvolvido pela aluna Flavia Sipres e pelo aluno Filipi Libório.
A bacia de La Riereta é uma baciá hidrográfica urbana localizada em uma das maiores áreas urbanas de Barcelona, a municipalidade de Sant Boi de Llobregat. Essa bacia possui alta declividade em seu terreno, é altamente urbanizada praticamente sem áreas verdes e sofre com problemas recorrentes de inundações urbanas.
Como a bacia de La Riereta é objeto de estudo do programa Hydro-Latin America, realizado em parceria entre a Universidade Politécnica da Catalunha com uma serie de Universidade sul-americanas, incluindo a UFRJ, as informações sobre a bacia e sobre eventos de cheias são razoavelmente acessíveis. O que permitiu a modelagem empregada com o software MODCEL, que simula o comportamento hidrodinâmico dos escoamentos não só dentro das galerias de drenagem como também pelas planícies, neste caso, pelos lotes e ruas, proporcionando uma caracterização mais próxima da realidade.
Com a bacia discretezada no Modelo de Células foram selecionados dois eventos de chuva para calibração (Efren e Jordi) e um evento para validação (Susana). Os resultados, que comparam as vazões simuladas e medidas no exutório da bacia, são apresentados abaixo.
- Eventos de Calibração:
- Evento de Validação:
Como observado o MODCEL é um modelo robusto e com uma clara vocação para modelagem de cheias urbanas, conforme observado nesse estudo da Flavia e do Filipi.