em Drenagem Urbana, Inundações, Meio Ambiente

Voltando ao tema Técnicas Compensatórias, hoje falaremos sobre alguns dispositivos de fácil instalação em conjunto com a paisagem urbana, capazes de atenuar os problemas ligados às enchentes nas cidades, agregando, ainda, valores paisagísticos ao espaço urbano.

O primeiro deles é o Jardim de Chuva. Imagine um canteiro com flores e árvores, desses que existem nas calçadas! Imaginou? Pensou em um quadrado com um meio-fio em volta e as plantas dentro, certo!? Agora vamos inverter essa concepção. Tire o meio-fio e aprofunde um pouco mais o canteiro, deixando com que a água de chuva escoe para dentro. Essa simples mudança permite que uma parte da água pluvial deixe de acessar a rede drenagem, ficando armazenada no canteiro e infiltrando no solo, duas das ações mais importantes em uma abordagem sustentável da drenagem urbana, como já vimos em outros posts. É um pequeno reservatório, mas agora imagine isso multiplicado em todos os canteiros e jardins em sua cidade! Imagine essa técnica aplicada também nas casas, nos jardins dos edifícios. Um exemplo de ação distribuída na bacia hidrográfica, com ótimos resultados para o controle de inundações e para o paisagismo.

Qual é mais bonito?

 

Foto de Maico Pereira em Unsplash (https://unsplash.com/photos/OGqOuF9cVX4)

 

Foto de sdumas29 em Pixabay (https://pixabay.com/pt/photos/depois-da-chuva-flores-rua-736361/)

Acompanhando essa ideia, uma estrutura muito boa para diminuir a quantidade de água na rede de drenagem é a Trincheira de Infiltração, que pode, inclusive, estar associada aos Jardins de Chuva. As trincheiras são estruturas longitudinais construídas para facilitar a infiltração das águas pluviais. Podem ser instaladas também ao longo das vias públicas, captando a água que cai sobre o pavimento antes que chegue à rede. Também são utilizadas em estacionamentos.

E, falando em estacionamentos, por que não permitir que a chuva infiltre no próprio piso em que os carros param? Dessa ideia nasceu o Pavimento Permeável, que como o próprio nome diz, é construído com materiais permeáveis, possibilitando a infiltração da água, podendo até estar associado a um reservatório sob o piso, capaz de aumentar a capacidade de armazenamento. Esses pavimentos podem ser usados também em vias públicas, com tráfego leve.

Outro dispositivo capaz de se associar a todas essas estruturas é o Poço de Infiltração, que nada mais é que um grande buraco preenchido com camadas de pedras de diferentes tamanhos e uma depressão em relação ao nível do terreno vizinho. Assim, como os outros, o poço aumenta a capacidade de infiltração do solo e ainda permite armazenar um volume nesse desnível.

Uma boa prática de associação desses poços é a instalação em conjunto com as bocas de lobo, aqueles ralos que captam a água da sarjeta e a direcionam para a rede subterrânea. Essa associação permite que parte da água captada armazene e infiltre, antes de ser lançada na rede principal, reduzindo as dimensões das tubulações e, assim, economizando em material e, lógico, em dinheiro.

Por último, apresentamos os Tetos Verdes, que apesar de terem um efeito mais tímido no controle de enchentes, agregam uma série de benefícios para a cidade, tanto que se tornaram os queridinhos de muitos arquitetos e urbanistas. Esses benefícios vão desde a redução na temperatura interna das edificações em que são instalados, melhorando o conforto térmico, até a retirada de gases do efeito estufa da atmosfera. Assim, você diminui a sua conta de luz, economizando no ar condicionado, e ainda ajuda a reduzir os efeitos das mudanças climáticas.

Exemplo de telhado verde. Foto de StockSnap em Pixabay (https://pixabay.com/pt/photos/arquitetura-constru%c3%a7%c3%a3o-resid%c3%aancias-2564183/)

Com essas 5 soluções poderíamos ter uma cidade com menos problemas de enchentes, com mais verde, mais amenas, com menos poluição e muito mais agradáveis de se viver! Muito melhores que as atuais Selvas de Concreto, não acham?!

Você conhece algum dispositivo desses perto da sua casa? O que acha dele? Sentiu falta de algum outro importante? Mande bons exemplos…

Postagens Recomendadas
Mostrando 3 comentários
  • Fabiana
    Responder

    Trincheiras de infiltração me lembram a Barra…

    • Osvaldo Moura Rezende
      Responder

      Realmente Fabiana, a Barra da Tijuca tem um grande potencial para utilização desse tipo de dispositivo, principalmente associados às vias públicas, o que poderia, ainda, ajudar na melhoria da qualidade da água de chuva que “lava” os pavimentos, reduzindo a quantidade de poluentes que chegam aos corpos d’água receptores. Valeu, agradecemos a observação…

pingbacks / trackbacks
  • […] Buscando reverter esse quadro, algumas importantes técnicas compensatórias visam aumentar a infiltração da água no solo. Trincheiras de infiltração, pavimentos permeáveis, jardins de chuva e poços de infiltração são algumas dessas medidas que já citamos em posts anteriores (para saber mais, click aqui). […]

Deixe um Comentário

Contato

Entre em contato conosco.