In Drenagem Urbana

Foto de capa: Daniel Berehulak/Getty Images

____________________________________________________________________________________________

Um amigo que mora na Europa há mais de 10 anos comentou que em Lisboa, durante a temporada de chuvas, sempre que começava a chover os portugueses pareciam surpresos e corriam para debaixo das marquises, para dentro das lojas e atrás de um guarda-chuva. Já em Londres, em qualquer época do ano, quando começa a chover, os ingleses ajeitam seus casacos e seguem andando normalmente.

Foto: Eloy Alonso/Reuters

A ideia é que os londrinos, que enfrentam em média um dia de chuva a cada três, já esperam enfrentar um pouco de chuva quando saem de casa, enquanto os portugueses sempre se surpreendem quando começa a chover, mesmo na estação das chuvas (o inverno lá) quando é estatisticamente esperado que chova.

Não podemos negar que nesse quesito não somos muito diferentes dos portugueses. Aqui no Rio, a média de dias chuvosos em Janeiro  é mais ou menos igual a média anual da capital britânica e mesmo assim nos surpreendemos quando o dia de sol se transforma num dia chuvoso. A grande diferença é que as chuvas de verão aqui, em média, são MUITO mais fortes que as chuvas enfrentadas pelos londrinos, o que nos obriga a adotar uma série de precauções extras.

Abaixo temos uma série de dicas para estar preparado para uma das piores situações a lidar em dias de chuva quando estamos na rua, que são os Alagamentos:

  • Evite contato com água da enchente, pois pode estar contaminada. Durante as enchentes, é comum ocorrer contaminações como leptospirose e doenças de pele. Ao primeiro sintoma de febre, vômito, diarréia, dores abdominais ou nas pernas, dor de cabeça ou, ainda, se ocorrer ferimentos, procure a unidade de saúde mais próxima, informando que teve contato com água de alagamento;

 

  • Use calçados ou improvise, com sacos plásticos, proteção para as pernas, procure se proteger o máximo possível para evitar o contato com a água.;

 

  •  De carro ou a pé evite cruzar pontes onde o nível do rio subiu;

 

  • Não beba água ou coma alimentos que estavam em contato com as águas da inundação;

 

Foto: Marcelo Carnaval

Quando estiver de carro:

  • Evite passar por uma rua alagada caso a altura da água ultrapassará o centro da roda. Além da possibilidade de cair em buracos ou colidir com objetos submersos, o carro pode aquaplanar e ser arrastado pela enxurrada.

 

  • Estacione em locais seguros e evite pontos com probabilidade de inundação.

 

  • Ao atravessar trechos alagados, mantenha a marcha reduzida, baixa velocidade, com rotação constante. Isso melhora a aderência e a dirigibilidade do veículo. Mantenha o ar condicionado desligado.

 

  • Caso você perceba que água já está no meio da porta abandone o veículo. Quanto mais perto da janela a água estiver, mais complicado é abrir a porta do carro.

 

  • Se tiver que parar o carro, você deve tentar impedir que a água entre no motor. Para isso mantenha os pés na embreagem, coloque o carro em ponto morto e pise nos freios com cautela, mantendo o automóvel acelerado.

 

  • Se o veículo morrer dentro do alagamento, não tente dar partida novamente. O carro não irá pegar e pode entrar água no motor.

 

Recent Posts

Leave a Comment

Contato

Entre em contato conosco.